Blogger Seo: Aprenda a usar microdata no Blogger
Como vimos no artigo anterior, podemos tornar o conteúdo de uma página para seja melhor indexado pelos buscadores, usando microformats. Hoje vamos aprender a fazê-lo usando microdata.
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A maior diferença é que nesse tipo o conteúdo não é marcado por classes, mas sim por atributos HTML.
Existe três atributos básicos:
Outra diferença importante é que nós podemos marcar uma quantidade muito maior de conteúdo.
Dito o mais importante, vamos começar:
Nota importante: É possível que duplicar informações mediante a diferentes tipos de marcação possa não ser totalmente benéfico. Por isso, recomendo que se decida por um dos dois métodos, este por microdata ou o anterior por microformats. Este é mais completo. O anterior é mais simples. Escolha qual achar melhor.
1- Marcar o Blog
Temos que indicar qual parte é o blog em si. Nesse caso será a<div class='blog-posts hfeed'> . Mude-a para:
2- Marcar os Artigos
Agora, temos que marcar os artigos. A maneira de fazer pode ser diferente se usamos os comentários aninados (não podemos indexá-los), ou se usamos outros comentários.
3- Marcar o título, o conteúdo...
Oloman chegou antes de mim e fez um artigo sobre isso, então eu não vejo necessidade de repeti-lo.
4- Marcar o Autor
No artigo anterior, vimos como marcar o autor com microformats. Com microdata seria:
5- Marcar os marcadores
Para isso busque o fragmento do código que vimos no post anterior, e adicione às etiquetas comrel='tag' o atributo itemprop='keywords' .
6- Marcar os comentários
Esta é a parte mais difícil, porque os códigos dos comentários geralmente são diferentes (lembre-se que para comentários aninados não será preciso). O caso é adicionar ao bloco de comentárioitemprop='comment' itemscope='itemscope' itemtype='http://schema.org/UserComments' . Nos comentários do Filipe, a área onde você teria que adicionar seria <div class='comentario-base'> e a <div class='respuesta'> .
No caso anterior, será necessário adicionaritemprop='commentText' às duas class='comment-body' .
E também temos que alterar todas as<span class='autorcomentario'> por:
class='comment-timestamp' , adicione ao link (etiqueta <a> ) o atributo itemprop='url' .
Outras alterações:
Para marcar a data de publicação, substitua<abbr class='published ...</abbr> por <a class='timestamp-link' expr:href='data:post.url' rel='bookmark' title='permanent link'><data:post.timestamp/><meta expr:content='data:post.timestampISO8601' itemprop='datePublished'/></a>
Sobre advertências
Se analisou qualquer artigo individual no Rich Snippets Testing Tool, é possível que encontre avisos como este:
Não se preocupe, eles são pelos avatares dos comentários (porém não podemos evitar).
Confira o resultado:
Que saiba que sou consciente de que um tutorial assim é difícil, mas espero que possa ter o entendido bem.
Verifique os resultados em Rich Snippets Testing Tool e digite o endereço (se tiver algum problema/dúvida comente, e vou tentar resolver).
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A maior diferença é que nesse tipo o conteúdo não é marcado por classes, mas sim por atributos HTML.
Existe três atributos básicos:
itemscope : como isso marcamos um elemento.itemtype : indica o tipo de objeto que estamos marcando.itemprop : este atributo indica que o conteúdo é uma parte do ancestral mais próximo que tenha umitemtype .
Outra diferença importante é que nós podemos marcar uma quantidade muito maior de conteúdo.
Dito o mais importante, vamos começar:
Nota importante: É possível que duplicar informações mediante a diferentes tipos de marcação possa não ser totalmente benéfico. Por isso, recomendo que se decida por um dos dois métodos, este por microdata ou o anterior por microformats. Este é mais completo. O anterior é mais simples. Escolha qual achar melhor.
Temos que indicar qual parte é o blog em si. Nesse caso será a
<div class='blog-posts' itemscope='itemscope' itemtype='http://schema.org/Blog'>
Agora, temos que marcar os artigos. A maneira de fazer pode ser diferente se usamos os comentários aninados (não podemos indexá-los), ou se usamos outros comentários.
- No primeiro caso precisamos mudar:
<div class='post hentry'> por<div class='post hentry' itemprop='blogPosts' itemscope='itemscope' itemtype='http://schema.org/BlogPosting'> - No segundo será utilizado a div
post-outer , já que os comentários estão dentro dessa div e não dentro depost-hentry , assim mudaremos<div class='post-outer'> por<div class='post-outer' itemprop='blogPosts' itemscope='itemscope' itemtype='http://schema.org/BlogPosting'> .
Oloman chegou antes de mim e fez um artigo sobre isso, então eu não vejo necessidade de repeti-lo.
No artigo anterior, vimos como marcar o autor com microformats. Com microdata seria:
<span itemprop='author' itemscope='itemscope' itemtype='http://schema.org/Person'>Como pode ver, indicamos que é uma pessoa, e que é o autor. Se possui link, inforna que o link é do autor, e qual é o nome. Se não tem, somente indica o nome, e pronto.
<b:if cond='data:post.authorProfileUrl'>
<a expr:href='data:post.authorProfileUrl' rel='author' itemprop='name url'>
<data:post.author/>
</a>
<b:else/>
<span itemprop='name'><data:post.author/></span>
</b:if>
</span>
Para isso busque o fragmento do código que vimos no post anterior, e adicione às etiquetas com
Esta é a parte mais difícil, porque os códigos dos comentários geralmente são diferentes (lembre-se que para comentários aninados não será preciso). O caso é adicionar ao bloco de comentário
No caso anterior, será necessário adicionar
E também temos que alterar todas as
<span itemprop='creator' itemscope='itemscope' itemtype='http://schema.org/UserComments' class='autorcomentario'>Por último, em
<b:if cond='data:comentariohijo.authorUrl'>
<a itemprop='url name' expr:href='data:comentariohijo.authorUrl' rel='nofollow'><data:comentariohijo.author/></a>
<b:else/>
<span itemprop='name'><data:comentariohijo.author/></span>
</b:if>
</span>
Para marcar a data de publicação, substitua
Se analisou qualquer artigo individual no Rich Snippets Testing Tool, é possível que encontre avisos como este:
Não se preocupe, eles são pelos avatares dos comentários (porém não podemos evitar).
Que saiba que sou consciente de que um tutorial assim é difícil, mas espero que possa ter o entendido bem.
Verifique os resultados em Rich Snippets Testing Tool e digite o endereço (se tiver algum problema/dúvida comente, e vou tentar resolver).
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